Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Os meus invertebrados - Página 4 Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Os meus invertebrados - Página 4 Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Lago Plantado do Daniel Ribeiro (fotos e vídeos)
por Daniel Ribeiro Seg Dez 28, 2015 10:12 am

» (ATENÇÃO)Recrutamento de Admin e Mod.
por LuisBarroso Sáb Dez 19, 2015 3:23 am

» Minha Apresentação
por Maria Fernanda Qui Dez 17, 2015 8:06 pm

» SÁBADO DIA 19 PORTAS ABERTAS EHEIM COM DESCONTOS ATÉ 50%
por paulo vieira Ter Dez 15, 2015 11:15 pm

» Aquário de Polypterus
por MarcosRafael Seg Dez 07, 2015 8:56 pm

» LINHA DE AQUÁRIOS COM MÓVEL PAULO VIEIRA AQUARIOS
por paulo vieira Qua Out 21, 2015 9:32 pm

» Aquário novo - AJUDA - Pontos brancos no vidro e larvas
por Manuel Rodrigues Seg Out 05, 2015 11:23 pm

» Mudar Layout
por Manuel Rodrigues Qua Set 23, 2015 1:21 pm

» CO2 Líguido, alguem ja usou?
por Bruno Gomes Qua Set 02, 2015 4:41 pm

» Sanguessugas
por Bruno Gomes Seg Ago 31, 2015 4:42 pm

Contribuição

Os meus invertebrados - Página 4 0
Parecerias

Os meus invertebrados - Página 4 Animais4





Vida de Aquarista
Procurar

    Mundo dos Aquarios

    Pesquisa questões já colocadas por outros membros, poderás obter respostas mais rapidamente

    Resultados por:


Votação

Como tiveram conhecimento deste fórum?

Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_lcap33%Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_rcap 33% [ 17 ]
Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_lcap8%Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_lcap22%Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_rcap 22% [ 11 ]
Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_lcap8%Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_lcap14%Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_rcap 14% [ 7 ]
Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_lcap8%Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_lcap8%Os meus invertebrados - Página 4 I_vote_rcap 8% [ 4 ]

Total de votos : 51


Os meus invertebrados

+5
Lucas Duarte
João Cunha
Manuel Rodrigues
vitor
Emanuel Esteves
9 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Os meus invertebrados - Página 4 Empty Re: Os meus invertebrados

Mensagem por Manuel Rodrigues Qui maio 01, 2014 12:31 am

boas.

usas água e areão especifico para alguns dos teus camarões?

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus invertebrados - Página 4 Empty Re: Os meus invertebrados

Mensagem por Emanuel Esteves Qui maio 01, 2014 1:31 am

Boa noite manuel,

Não posso dizer que seja bem especifico, mas sim uso substratos que acho serem dos mais adequados para os camarões, quer pelo efeito tampão que proporcional, quer pela estabilidade que me têm dado.

Nos aquarios de caridinas uso substrato Ada New Amazonia conjugada com agua engarrafada, sendo que se irá escolher a agua em função dos parametros que queremos para o aquario. Dai que não me adianta de nada dizer que a agua do continente é melhor ou pior que a do luso, porque vai sempre depender dos parametros que queremos.

Nos aquarios de Neocaridinas, uso agua da torneira com adição de um fluval shrimp mineral, para eliminar cloro e outras coisas nocivas que a agua possa conter e que não seja benefica para os camarões. Quanto ao substrato, convem que seja um substrato que ajude a manter os parametros que queres ter, pois as neocaridinas requerem um ph um pouco mais alto que as caridinas, dai que por exemplo se tivermos a agua da torneira com um ph de 7.2, podemos usar um substrato inerte, porque o ph já está mais ou menos dentro dos parametros que se pretende.

Parametros como GH e KH, por norma são baixos, dai que poderemos adicionar produtos proprios para aquarios de camarões que nos ajudam a subir estes parametros para niveis considerados "mais aceitaveis" para as gambas.

Eu neste momento tenho areão de quartzo (substrato inerte) no aquario das neocaridinas, pois tenho a agua da torneira com bons niveis para os manter sem grandes problemas.

Estou tambem a preparar uma nova montagem, mas essa com um grau de dificuldade mais elevado, tanto que ainda não o montei porque tenho algumas reticencias nalguns aspetos. No entanto, quando tiver o aquario montado, partilharei este novo projeto. Até lá vão ter de aguardar, pois vai ficar no segredo dos deuses.

Só mais um pormenor, que acho que será um dos mais importantes quando se monta um aquario de camarões, a cilcagem convem ser bem feita e sem pressas (a pressa é inimiga de qualquer aquariofilista). Um aquario bem ciclado e bem maturado, é meio caminho andado para se ter uma colonia de camarões a criar sem grandes problemas. Só para teres uma ideia, eu tive os meus aquarios a ciclar durante 2 meses e pouco, com tpa's semanais, antes de introduzir as primeiras gambas nos aquarios. De salientar que os substratos da ADA são muito ricos em nutrientes, dai que a ciclagem destes demora cerca de 58 dias, por vezes mais. Dai que convem medir os niveis de amonia, porque depois do ciclo estar concluido, o aquario está com condições de receber novos habitantes.

Mas nunca é demais deixar o aquario a maturar mais uns dias. à quem acelere o processo de ciclagem com agua de outro aquario já ciclado. Eu não sou apologistadisso, pois as coisas para serem feitas em condições devem ser feitas com tudo novo e com muita calma. Basta que o aquario onde vão buscar a agua tenho algum virus e vai logo condicionar as coisas. Depois em vez de terem acelerado as coisas, vão é demorar mais tempo, pois o tempo de uma ma ciclagem ainda é algum, a juntar aos dias a tentar resolver os problemas criados com a ma ciclagem e as eventuais perdas que se terão não justificam nada isso.

Mas isto é apenas a minha opinião, pois conheço muita gente que tem feito assim e se tem safado bem. Mas de vez em quando corre mal.

Qualquer duvida estarei ai sempre disposto para ajudar. Mas é pena que os membros se vão cada vez mais ausentando do forum, pois mesmo tendo a maior vontade de ajudar, desmotiva bastante não termos comentários de mais gente. Temos tanta gente registada e poucos se dão ao trabalho de comentar e dar um contributo. Mas é mesmo assim, teremos de viver com isso. Acho que de nada vale termos não sei quantas pessoas registadas no forum quando nem um terço aqui vem "conviver". Acho que muitos apenas ai estão registados para fazer numero, nada mais.

Abraço
Emanuel Esteves
Emanuel Esteves
Moderador Invertebrados

Mensagens : 221
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 40
Localização : Entroncamento

Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos