Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Ajuda Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Ajuda Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Lago Plantado do Daniel Ribeiro (fotos e vídeos)
por Daniel Ribeiro Seg Dez 28, 2015 10:12 am

» (ATENÇÃO)Recrutamento de Admin e Mod.
por LuisBarroso Sáb Dez 19, 2015 3:23 am

» Minha Apresentação
por Maria Fernanda Qui Dez 17, 2015 8:06 pm

» SÁBADO DIA 19 PORTAS ABERTAS EHEIM COM DESCONTOS ATÉ 50%
por paulo vieira Ter Dez 15, 2015 11:15 pm

» Aquário de Polypterus
por MarcosRafael Seg Dez 07, 2015 8:56 pm

» LINHA DE AQUÁRIOS COM MÓVEL PAULO VIEIRA AQUARIOS
por paulo vieira Qua Out 21, 2015 9:32 pm

» Aquário novo - AJUDA - Pontos brancos no vidro e larvas
por Manuel Rodrigues Seg Out 05, 2015 11:23 pm

» Mudar Layout
por Manuel Rodrigues Qua Set 23, 2015 1:21 pm

» CO2 Líguido, alguem ja usou?
por Bruno Gomes Qua Set 02, 2015 4:41 pm

» Sanguessugas
por Bruno Gomes Seg Ago 31, 2015 4:42 pm

Contribuição

Ajuda 0
Parecerias

Ajuda Animais4





Vida de Aquarista
Procurar

    Mundo dos Aquarios

    Pesquisa questões já colocadas por outros membros, poderás obter respostas mais rapidamente

    Resultados por:


Votação

Como tiveram conhecimento deste fórum?

Ajuda I_vote_lcap33%Ajuda I_vote_rcap 33% [ 17 ]
Ajuda I_vote_lcap8%Ajuda I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Ajuda I_vote_lcap22%Ajuda I_vote_rcap 22% [ 11 ]
Ajuda I_vote_lcap8%Ajuda I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Ajuda I_vote_lcap14%Ajuda I_vote_rcap 14% [ 7 ]
Ajuda I_vote_lcap8%Ajuda I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Ajuda I_vote_lcap8%Ajuda I_vote_rcap 8% [ 4 ]

Total de votos : 51


Ajuda

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda Empty Ajuda

Mensagem por pedrorfranco Sex Dez 28, 2012 2:00 am

Olá a todos,

Comecei, ou melhor, ainda estou a começar nesta safra dos aquarios por uma brincadeira...
Neste momento tenho um pequeno aquario (40x20x30) com um daqueles termostados da SERA e um oxigenador.
Pus umas plantitas e tenho neste momento 8 peixinhos (1 peixe listado (qualquer coisa palhaço) para limpar o fundo, 1 dourado para os vidros, 2 casais de guppys e 1 casal de ...(não sei se são mollys...)...

Ainda tenho muito que aprender, mas cada vez que vejo um aquário grande, bem tratado e cheio de peixes, dá-me logo uma ansea de ter o meu...

Neste momento, ainda mais urgente se torna pois tenho as fêmeas guppys cheias e se entretanto parem fico sem aquario para manter a criação.....

Mas claro esta que isto não anda para grandes aventurasas, por isso ando à procura de um aquario usado com 1m ou mais, preferencialmentee com móvel e que estivesse pronto a usar.

Deixo em baixo algumas imagens com comentários. Se possível agradecia a V/ ajuda.

Fêmea Guppy na maternidade



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Ambiente do aquario
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Peixe limpa fundos cujo nome gostaria de saber....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Casal recem adquirido. Alguem me sabe identificar o nome/especie?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Peixe que comprei como sendo um bom limpa vidros. Efectivamente costuma andar a limpar as folhas e os ornamentos e por vezes já o vi de volta dos vidros. Alguém me saber dar alguma informação sobre este peixe?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Para finalizar gostaria que me dessem a V/ opinião do que hei-de fazer melhor no aquário, o que estou a fazer mal,...

Reparei agora que os peixes andam mais na parte superior do aquario do que do mei opara o fundo. O que isto poderá querer dizer?

As espécies que tenho são reconhecidas como sociáveis ou vou ter problemas?

Fico desde já grato pela V/ atenção.








Última edição por pedrorfranco em Sex Jan 11, 2013 5:58 pm, editado 1 vez(es)
pedrorfranco
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 46
Localização : coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Manuel Rodrigues Sex Dez 28, 2012 5:00 pm

boas

em relação à fêmea que está dentro da maternidade se fosse eu deixava-a andar dentro do aquário e colocava apenas as crias dentro da maternidade depois de nascerem.

o peixe da 3a foto trata-se de um botia palhaço e costumam ficar por volte de 25cm se não estou enganado. esses peixes são animais que devem ser mantidos em grupo ai com pelo menos 5 indivíduos. são mais aconselhados para comer caracóis do que para andar a remexer o fundo do aquário.

em relação ao peixe da última foto acho que é um comedor de algas chinês (Chinese Algae Eater) mas é melhor esperar por quem já tenha mais experiência com esses peixes.

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Ivo Mesquita Sex Dez 28, 2012 7:04 pm

pedrorfranco escreveu:
Peixe limpa fundos cujo nome gostaria de saber....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sim isto é um botia palhaço, convem que ande em grupos de 3/5 individuos pelo menos e pode atingir até os seus 60 cm se tiver espaço no aquario claro, arranja esconderijos no aquario tipo cascas de coco eles gostam


pedrorfranco escreveu:
Casal recem adquirido. Alguem me sabe identificar o nome/especie?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ou são Mollys ou Plattys, só vendo ao perto ou perguntares onde os compraste

pedrorfranco escreveu:
Peixe que comprei como sendo um bom limpa vidros. Efectivamente costuma andar a limpar as folhas e os ornamentos e por vezes já o vi de volta dos vidros. Alguém me saber dar alguma informação sobre este peixe?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Isso já te foi respondido por o Manuel, mas o nome cientifico deles é gyrinocheilus aymonieri



pedrorfranco escreveu:
Reparei agora que os peixes andam mais na parte superior do aquario do que do mei opara o fundo. O que isto poderá querer dizer?
Quer dizer que são peixes que andam na coluna de agua Laughing não te preocupes é prefeitamente normal, se o batia anda sempre a tona da agua isso já é preocupante é sinal que está stressado e que não se consegui adaptar ao aquario e isso pode ser por varios motivos, um deles pode ser por não ter esconderijos para ele

pedrorfranco escreveu:
As espécies que tenho são reconhecidas como sociáveis ou vou ter problemas?

Aparentemente não, acho é que se não mudares para um aquario maior deves retirar o Botia, porque fica muito grande







Ivo Mesquita
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagens : 208
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 34
Localização : Ponte de Lima

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por pedrorfranco Sáb Dez 29, 2012 12:14 am

Manuel Rodrigues escreveu:boas

em relação à fêmea que está dentro da maternidade se fosse eu deixava-a andar dentro do aquário e colocava apenas as crias dentro da maternidade depois de nascerem.

o peixe da 3a foto trata-se de um botia palhaço e costumam ficar por volte de 25cm se não estou enganado. esses peixes são animais que devem ser mantidos em grupo ai com pelo menos 5 indivíduos. são mais aconselhados para comer caracóis do que para andar a remexer o fundo do aquário.

em relação ao peixe da última foto acho que é um comedor de algas chinês (Chinese Algae Eater) mas é melhor esperar por quem já tenha mais experiência com esses peixes.

cumps

Obrigado Manuel pela ajuda!

Em relação à fêmea, optei por colocá-la lá pois a última que tive, quando dei por elaa comeu as crias todas pouco tempo depois de terem nascido...optei por colocar já na maternidade para que as crias ficassem logo protegidas...Mas vou seguir o teu conselho... Os outros peixes não poderão comer as crias da guppy??

Relativamente ao botia, ele efectivamente anda sempre a remecher o fundo...vou arranjar uns esconderijos, mas com o aquario que tenho não consigo fazer muito mais, caso contrário fico sem espaço para os peixes.

O comedor de algas chinês, é eficaz na limpeza dos vidros, plantas, .... ou convem arranjar outras especies?

Será que este aquario suporta mais algum peixe? Pelas contas que indicaram que devem ser feitas, devo ter neste aquario 3L por peixe neste momento...

Relativamente ao conteudo em termos de ambiente, está adequado?
pedrorfranco
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 46
Localização : coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por pedrorfranco Sáb Dez 29, 2012 12:16 am

Ivo Mesquita escreveu:
pedrorfranco escreveu:
Peixe limpa fundos cujo nome gostaria de saber....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sim isto é um botia palhaço, convem que ande em grupos de 3/5 individuos pelo menos e pode atingir até os seus 60 cm se tiver espaço no aquario claro, arranja esconderijos no aquario tipo cascas de coco eles gostam


pedrorfranco escreveu:
Casal recem adquirido. Alguem me sabe identificar o nome/especie?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ou são Mollys ou Plattys, só vendo ao perto ou perguntares onde os compraste

pedrorfranco escreveu:
Peixe que comprei como sendo um bom limpa vidros. Efectivamente costuma andar a limpar as folhas e os ornamentos e por vezes já o vi de volta dos vidros. Alguém me saber dar alguma informação sobre este peixe?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Isso já te foi respondido por o Manuel, mas o nome cientifico deles é gyrinocheilus aymonieri



pedrorfranco escreveu:
Reparei agora que os peixes andam mais na parte superior do aquario do que do mei opara o fundo. O que isto poderá querer dizer?
Quer dizer que são peixes que andam na coluna de agua Laughing não te preocupes é prefeitamente normal, se o batia anda sempre a tona da agua isso já é preocupante é sinal que está stressado e que não se consegui adaptar ao aquario e isso pode ser por varios motivos, um deles pode ser por não ter esconderijos para ele

pedrorfranco escreveu:
As espécies que tenho são reconhecidas como sociáveis ou vou ter problemas?

Aparentemente não, acho é que se não mudares para um aquario maior deves retirar o Botia, porque fica muito grande









Obrigado Ivo!

Quero ver se arranjo um aquario maior para poder aumentar também a população dos botias...

Que achas que devo acrescentar/retirar do aquario?
pedrorfranco
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 46
Localização : coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Manuel Rodrigues Sáb Dez 29, 2012 12:21 am

nesse aquário o que eu retirava com mais urgência eram os botia. na decoração mudaria o arião e colocaria um mais natural. também retirava essa estrela do mar e acho que tem mais uma peça em cerâmica, é o que parece numa das fotos, e também a retirava. como não da para concluir se tem algum tronco não vou dizer para por mas se não tiver aconselhava a colocação de um.

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por pedrorfranco Sáb Dez 29, 2012 12:58 am

Em cerãmica tenho uma ponte, um potezinho onde tenho umas plantas e a estrela.

A cerâmica não é aconselhável num aquario??

Eu antes tinha um areao mais grosso, ms tinha um problema que todos os peixes morriam. Quando coloquei o problema na casa onde era cliente ele pediu uma amostra para fazer o teste de ph,...
Então ele concluiu que o que tinha era bastante ácido e matava os peixes e deu-me esta que vêem na foto..

Para qual devo mudar?

Um tronco num aquario de 40cm não ocupará muito espaço?
pedrorfranco
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 46
Localização : coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Manuel Rodrigues Sáb Dez 29, 2012 1:09 am

a cerâmica não é por não ser aconselhável mas sim por ser pouco natural e o que pretendemos com um aquário é tentar criar um bocado de natureza e com cerâmica lá dentro isso não vai acontecer. mas isso depende do gosto de cada um.

o problema do arião deve ser por ter trazido alguma coisa misturada que te alterava os parâmetros da água. mas para te dar uma dica sobre qual o melhor não sou o mais adequado. o que utilizo no meu aquário é um inerte. mas não altera os parâmetros.

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por pedrorfranco Sáb Dez 29, 2012 1:43 am

Uma vez que tenho e vou mudar de aquário num futuro muito breve, vou ter em conta todas essas alterações...julgo que não se justifica estar agora a queimar dinheiro com algo que terá os dias contados!

Mais uma vez Obrigado!
pedrorfranco
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 46
Localização : coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Ivo Mesquita Sáb Dez 29, 2012 5:11 am

Quanto a 1ª questão, sim os outros peixes muito provavelmente vão comer os alevins

2ª questão o comedor de algas chinês penso que para a dimensão do aquario chegam mas se quiseres mais alguma coisa podes por uns otocinclus ou uns LDA25 pitbull pleco

3ª questão sim tens de ter cuidado com isso não convem ter muitos peixes num aquario pequeno, se não os nitritus e nitratos subem muito, quanto a isso de x litros para x peixes isso é um bocado historia na minha opinião, tens de ter cuidado e ver o minimo de tamanho que cada especie exige e os comportamentos e habitos das especies e não subrelutares de mais o aquario por o que já referi exesso de nitratos e nitritos

4ª questão o layout do aquario, se pusesses uma foto geral do aquario ajudava mais mas por o que vi eu tirava daí as estrelas tal como já foi referido, mais a especie de ponte que pareces ter ai, basicamente tiras tudo que for arteficial do aquario se tiveres pedras ou plantas artificias
Podes tirar daí a valisneria que tens dentro do baso de barro e enterras, parece-me que tens aí uma anubia, se for um anubia tem cuidado nao enterres o rizoma se não a planta morre
Qunato a areia eu se fosse a ti não mudava para areão, pois a manutenção dessa areia que me parece ser silica, a sua manutenção é bem mais facil e não acumula metade do lixo do areão, tens é de ter cuidade que as vezes a areia silica vem com um grande teor calcario


Manuel vais-me desculpar aqui num ponto, disseste o seguinte "tentar criar um bocado de natureza" mas eu aqui no forum conto pelos dedos da mãos as pessoas que tem aqui biotipos a maior parte tem miscelâneas, mas como tu disseste fica ao gosto de cada um
Ivo Mesquita
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagens : 208
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 34
Localização : Ponte de Lima

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Manuel Rodrigues Sáb Dez 29, 2012 10:46 am

eu quando me referi a criar um bocado de natureza estava-me a referir a criar um espaço que seja natural e que não se olha para la e se veja que de natural não tem nada. já em termos de ter aquários apenas de uma determinada zona do mundo como tu tiveste eu já não posso falar sobre isso pois o meu também é um onde habitam várias espécies diferentes.

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por pedrorfranco Dom Dez 30, 2012 12:11 am

Masi uma vez obrigado Ivo e Manuel!

Todos os dias aprendemos!

Cada vez fico mais ancioso por conseguir o aquario que pretendo para colocar todos estes ensinamentos em prática
pedrorfranco
pedrorfranco
Membro Recém-chegado

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2012
Idade : 46
Localização : coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Manuel Rodrigues Qua Jan 02, 2013 11:25 pm

ficamos contentes por poder ajudar pois é para isso que cá estamos.

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos