Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Lago Plantado do Daniel Ribeiro (fotos e vídeos)
por Daniel Ribeiro Seg Dez 28, 2015 10:12 am

» (ATENÇÃO)Recrutamento de Admin e Mod.
por LuisBarroso Sáb Dez 19, 2015 3:23 am

» Minha Apresentação
por Maria Fernanda Qui Dez 17, 2015 8:06 pm

» SÁBADO DIA 19 PORTAS ABERTAS EHEIM COM DESCONTOS ATÉ 50%
por paulo vieira Ter Dez 15, 2015 11:15 pm

» Aquário de Polypterus
por MarcosRafael Seg Dez 07, 2015 8:56 pm

» LINHA DE AQUÁRIOS COM MÓVEL PAULO VIEIRA AQUARIOS
por paulo vieira Qua Out 21, 2015 9:32 pm

» Aquário novo - AJUDA - Pontos brancos no vidro e larvas
por Manuel Rodrigues Seg Out 05, 2015 11:23 pm

» Mudar Layout
por Manuel Rodrigues Qua Set 23, 2015 1:21 pm

» CO2 Líguido, alguem ja usou?
por Bruno Gomes Qua Set 02, 2015 4:41 pm

» Sanguessugas
por Bruno Gomes Seg Ago 31, 2015 4:42 pm

Contribuição

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 0
Parecerias

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Animais4





Vida de Aquarista
Procurar

    Mundo dos Aquarios

    Pesquisa questões já colocadas por outros membros, poderás obter respostas mais rapidamente

    Resultados por:


Votação

Como tiveram conhecimento deste fórum?

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_lcap33%Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_rcap 33% [ 17 ]
Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_lcap8%Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_lcap22%Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_rcap 22% [ 11 ]
Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_lcap8%Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_lcap14%Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_rcap 14% [ 7 ]
Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_lcap8%Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_lcap8%Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 I_vote_rcap 8% [ 4 ]

Total de votos : 51


Novo aquario, iniciante com duvidas

+5
TiagoHenrique19
j-santos
Manuel Rodrigues
LuisBarroso
dask
9 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Dom Mar 18, 2012 10:24 pm

dask escreveu:É necessario meter sal na agua do aquario? Acho que vi isso e qualquer lugar e agora tou na duvida. scratch

Boas amigo, não claro que não Smile

O sal em agua doce é utilizado para combater certas doenças, podes ler um pouco mais sobre isso aqui na sessão da doenças Wink

Cumps! Wink
LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por Ivo Mesquita Seg Mar 19, 2012 3:37 am

LuisBarroso escreveu:
O sal em agua doce é utilizado para combater certas doenças
Não é bem isso, o sal serve para complementar certos tratamentos, como também serve para dar mais um pouco de oxigenação á água, não é totalmente desaconselhavel deitar sal na água, e nem se deita sal na agua so quando eles estão doentes, tambem podes deitar de vez em quanto apenas como motivo de prevenção, mas atenção que ha peixes que nao o tolerao muito bem
Ivo Mesquita
Ivo Mesquita
Membro Veterano

Mensagens : 208
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 34
Localização : Ponte de Lima

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Seg Mar 19, 2012 4:19 am

Ivo Mesquita escreveu:
LuisBarroso escreveu:
O sal em agua doce é utilizado para combater certas doenças
Não é bem isso, o sal serve para complementar certos tratamentos, como também serve para dar mais um pouco de oxigenação á água, não é totalmente desaconselhavel deitar sal na água, e nem se deita sal na agua so quando eles estão doentes, tambem podes deitar de vez em quanto apenas como motivo de prevenção, mas atenção que ha peixes que nao o tolerao muito bem

Boas isto de prevenção ao não já assisti a varias discussões sobre o assunto e é um assunto muito controversos, pois muitos aquaristas dizem que na prevenção esta o ganho e outros não...

Ao adicionarmos sal no aquario estamos a aumentar a pressão osmótica da células deles, basicamente esta fazendo com que a agua saia das suas células mais rápido, o que acontece é que maior parte das doenças são unicelulares (expecto os fungos) e logo que toda a agua saia de dentro das células elas morrem...
Alguns peixes controlam as pressão osmótica dentro de si, como nos humanos pois se déssemos um mergulho no mar morreríamos, mas a outros peixes que não o conseguem fazer como os plecos, corydoras penso que todos que seja da família dos peixe gato.

Esses peixes que não conseguem controlar a pressão morreriam secos pois ficariam sem agua em todas as sua células...
O mesmo acontece com as plantas o sal não as queima como se fala, mas sim elas não conseguem controlar sua pressão e ficam sem agua dentro delas.

Bem eu já usei sal e mesmo tendo plantas, elas podem sentir um pouco mas sobrevivem, o sal permanece muito tempo no aquario e só uso em ultimo caso quando vejo que algo esta mal, se for para prevenir é sempre melhor folha de amendoeira...

Mas como disse tens razão amigo muitos aquarista defendem que devemos prevenir, é uma assunto que não tem fim, como a agua do esquentador ou não Wink

abraços
LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Seg Mar 19, 2012 12:20 pm

Ok, nesse caso vou evitar o sal Wink
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qua Mar 21, 2012 11:13 am

só eu outra vez Rolling Eyes


Ja tenho o aquário montado e a funcionar a 3 dias, tenho metido comida para o aquário mas hoje fiz o teste de NH3/NH4 e diz me que esta a 0. Supostamente não devia ja ter alguma coisa? Ou devo aumentar a quantia de comida para o aqua? Tenho metido bactérias nutritivas , temperatura a 26º, ph a 6.8 e Kh a 5. Que me dizem?
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por j-santos Qua Mar 21, 2012 1:10 pm

dask escreveu:só eu outra vez Rolling Eyes


Ja tenho o aquário montado e a funcionar a 3 dias, tenho metido comida para o aquário mas hoje fiz o teste de NH3/NH4 e diz me que esta a 0. Supostamente não devia ja ter alguma coisa? Ou devo aumentar a quantia de comida para o aqua? Tenho metido bactérias nutritivas , temperatura a 26º, ph a 6.8 e Kh a 5. Que me dizem?
tem paciencia que em breve os valores vao começar a aparecer.
nao coloques muita comida pois tambem podes ter um boom de nitratos e depois vai ser muito difil de controlar.
vai colocando um ou dois flocos de dois em dois dias e vais ver dentro de uma semana os valores a aparecer.
nao é por acaso que o ciclo demora um mes a ser feito.

abraços
j-santos
j-santos
Membro Veterano

Mensagens : 194
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 46
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qua Mar 21, 2012 1:55 pm

j-santos escreveu:
dask escreveu:só eu outra vez Rolling Eyes


Ja tenho o aquário montado e a funcionar a 3 dias, tenho metido comida para o aquário mas hoje fiz o teste de NH3/NH4 e diz me que esta a 0. Supostamente não devia ja ter alguma coisa? Ou devo aumentar a quantia de comida para o aqua? Tenho metido bactérias nutritivas , temperatura a 26º, ph a 6.8 e Kh a 5. Que me dizem?
tem paciencia que em breve os valores vao começar a aparecer.
nao coloques muita comida pois tambem podes ter um boom de nitratos e depois vai ser muito difil de controlar.
vai colocando um ou dois flocos de dois em dois dias e vais ver dentro de uma semana os valores a aparecer.
nao é por acaso que o ciclo demora um mes a ser feito.

abraços

ok!Estava a espera de ja ter alguma de coisa de NH3 no 3º dia Rolling Eyes
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Qua Mar 21, 2012 2:54 pm

Boas já te disseram tudo, nas primeiras semanas nem vale a pena estar a fazer teste amigo Wink

LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qua Mar 21, 2012 4:01 pm

LuisBarroso escreveu:Boas já te disseram tudo, nas primeiras semanas nem vale a pena estar a fazer teste amigo Wink



ok Wink
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por j-santos Qua Mar 21, 2012 6:00 pm

dask escreveu:
LuisBarroso escreveu:Boas já te disseram tudo, nas primeiras semanas nem vale a pena estar a fazer teste amigo Wink



ok Wink
eu percebo a tua ansiedade pois nao é facil ver o aquario parado
o bichinho dentro de nós começa a roer.................
eu aconcelho a quem nao tem muita paciencia (como eu) a montar tudo e 2 ou 3 dias depois de ver se está tudo bem ,nao ha fugas etc etc... a ir 15 dias de férias e quando voltar está quase tudo resolvido
Smile Smile Smile Very Happy Very Happy Very Happy
j-santos
j-santos
Membro Veterano

Mensagens : 194
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 46
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Qua Mar 21, 2012 7:58 pm

j-santos escreveu:

eu percebo a tua ansiedade pois nao é facil ver o aquario parado
o bichinho dentro de nós começa a roer.................
eu aconcelho a quem nao tem muita paciencia (como eu) a montar tudo e 2 ou 3 dias depois de ver se está tudo bem ,nao ha fugas etc etc... a ir 15 dias de férias e quando voltar está quase tudo resolvido
Smile Smile Smile Very Happy Very Happy Very Happy

Já somos 2 Wink quando me inicie na neste mundo, o que me custou ver o aquario sem fauna a fazer o ciclo Sad

Depois de ter fauna eram as plantas que nunca mais cresciam Smile

E depois aprendemos a ter calma, é mesmo necessário ter muita calma e cumprir os tempos todos, com um ciclo do azoto bem feito e querer aprender cada dia mais é o caminho para o sucesso Wink

abraços Wink

LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qua Mar 21, 2012 9:33 pm

agradeço a partilha das vossas experiencias Wink

Eu até sou paciente, pensava que iria já ter uma pequena quantia de NH3, mas pronto, ja aprendi mais uma hoje Laughing

Mas quando vou as lojas e vejo aqueles magnificos Bettas, uma pessoa desespera lol!
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qui Mar 29, 2012 4:07 pm

Tenho aqui uma duvida, mas em relação aos guppys. Posso ter vários machos, sem fêmeas? Ou tenho mesmo que ter 1 macho para 3 fêmeas?

Ja agora o tempo estimado de vida de um guppy é de quanto? E do Betta?
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por aradia Qui Mar 29, 2012 10:56 pm

a regra de 3 femeas para 1 macho é apenas para orientação. Eu já tive machos sem femeas e não houve qualquer problema! o pior é se tens muitas machos e poucas femeas pois eles não as largam e elas começam a stressar com as perseguições. agora se queres apenas machos não precisas te preocupar com essa relação. o tempo que vivem depende sempre das condiçoes do aquário...
aradia
aradia
Membro Recém-chegado

Mensagens : 18
Data de inscrição : 21/03/2012
Idade : 41
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qui Mar 29, 2012 11:43 pm

aradia escreveu:a regra de 3 femeas para 1 macho é apenas para orientação. Eu já tive machos sem femeas e não houve qualquer problema! o pior é se tens muitas machos e poucas femeas pois eles não as largam e elas começam a stressar com as perseguições. agora se queres apenas machos não precisas te preocupar com essa relação. o tempo que vivem depende sempre das condiçoes do aquário...

ok, obg Wink


Ja la vai 12 dias que montei o aquário, fiz o teste de NH3 e estava a 0, e no teste de NO3 a 25 e NO2 a 1. O que me dizem em relação ao ciclo? Ta a ir bem ou ainda esta atrasado?
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Sex Mar 30, 2012 12:31 am

Boas amigo quanto ao ciclo sim esta a ir bem Wink

Já tens NO3 é um começo esse no2 é que tem que ir para 0 Wink

mas com o tempo vai Wink

LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Sex Mar 30, 2012 9:04 am

LuisBarroso escreveu:Boas amigo quanto ao ciclo sim esta a ir bem Wink

Já tens NO3 é um começo esse no2 é que tem que ir para 0 Wink

mas com o tempo vai Wink


Boa ainda bem, estava com essa sensação, mas com a vossa opinião fico com certezas Very Happy
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qui Abr 05, 2012 10:49 am

ola outra vez Wink

tenho mais duvidas, aqui vai:

1. Estou praticamente a concluir a 3ª semana de montagem do aquário, fiz o teste do NH3 e outra vez nada, 0! Estarei a proceder mal na ciclagem?

2. Durante a montagem posso limpar o filtro? Devo fazê-lo com a agua do aquário?

3. A dureza da agua é importante para os Bettas? a minha agua é um pouco dura, 12.

Thank you Very Happy
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Qui Abr 05, 2012 1:00 pm

dask escreveu:ola outra vez Wink

tenho mais duvidas, aqui vai:

1. Estou praticamente a concluir a 3ª semana de montagem do aquário, fiz o teste do NH3 e outra vez nada, 0! Estarei a proceder mal na ciclagem?

2. Durante a montagem posso limpar o filtro? Devo fazê-lo com a agua do aquário?

3. A dureza da agua é importante para os Bettas? a minha agua é um pouco dura, 12.

Thank you Very Happy

Boas amigo Smile

1: NH3 tem que estar a zero qual os outros valores? no2 e no3? para ver se o teu ciclo já foi concluído.

2: Durante o ciclo não necessitas limpar o filtro pois maior parte das baterias se alojam la, o filtro deve ser lavado com agua dos tpa sempre, para não matares a clonia de bactérias. Na minha opinião quando souberes o ponto 1(fim do ciclo) fazes um TPA usas agua para lavar o filtro,(também não sei qual as suas matérias filtrantes assim podias jogar limpavas umas e deixavas outras) depois desta limpeza esperas um dia e podes começar a colocar a fauna...

Qual matérias filtrantes que tem o teu filtro?

3: Bem gh é muito mais importante do que o ph, pois o gh por outras palavras vai simular o seu habitante natura, cada espécie habita em determinado gh, quanto ao ph ja varia mais um pouco pois as espécies podem-se habituar a vários novel de ph...

Tenta pesquisar um pouco qual o gh recomendado para os bettas pois como nunca tive nenhum não sei, mas deve andar nos 5gh, se assim for o teu esta muito alto....

As tuas perguntas estão umas relacionadas com outras por isso responde as perguntas que te fiz para te poder ajudar melhor... Wink

cumps
LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Qui Abr 05, 2012 5:40 pm

LuisBarroso escreveu:
Boas amigo Smile

1: NH3 tem que estar a zero qual os outros valores? no2 e no3? para ver se o teu ciclo já foi concluído.

2: Durante o ciclo não necessitas limpar o filtro pois maior parte das baterias se alojam la, o filtro deve ser lavado com agua dos tpa sempre, para não matares a clonia de bactérias. Na minha opinião quando souberes o ponto 1(fim do ciclo) fazes um TPA usas agua para lavar o filtro,(também não sei qual as suas matérias filtrantes assim podias jogar limpavas umas e deixavas outras) depois desta limpeza esperas um dia e podes começar a colocar a fauna...

Qual matérias filtrantes que tem o teu filtro?

3: Bem gh é muito mais importante do que o ph, pois o gh por outras palavras vai simular o seu habitante natura, cada espécie habita em determinado gh, quanto ao ph ja varia mais um pouco pois as espécies podem-se habituar a vários novel de ph...

Tenta pesquisar um pouco qual o gh recomendado para os bettas pois como nunca tive nenhum não sei, mas deve andar nos 5gh, se assim for o teu esta muito alto....

As tuas perguntas estão umas relacionadas com outras por isso responde as perguntas que te fiz para te poder ajudar melhor... Wink

cumps

thanks Wink

Ja não estou recordado a 100%, não estou em casa neste momento, mas o no2 estava a 5 e no3 tinha valores baixos também.

O meu filtro é interior e tem uma esponja .

Em relaçação a dureza o Betta prefere um DH baixo. Mas ontem deu 15 e hoje deu 5... Suspect devo estar a fazer mal a medição... alguém tem também tirinhas de testes da Sera? So devo meter mesmo dentro de agua durante 1 segundo? Acho tão pouco tempo Embarassed


dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Qui Abr 05, 2012 8:08 pm

Já sabes que as tiras não são muito eficazes, eu eu já as usei e sim é mesmo meter e tirar, o teu no2 tem que ir para 0 e no3 elevar um pouco para se dar o fim do ciclo...

Quanto ao filtro não tem cerâmicas? nem nada é só esponja?
LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por dask Sex Abr 06, 2012 12:55 pm

LuisBarroso escreveu:Já sabes que as tiras não são muito eficazes, eu eu já as usei e sim é mesmo meter e tirar, o teu no2 tem que ir para 0 e no3 elevar um pouco para se dar o fim do ciclo...

Quanto ao filtro não tem cerâmicas? nem nada é só esponja?


Ok, ainda bem que me avisas. Corrigo os meus valores de No2 é 0, e No3 é de 5 a 10.

So tenho um filtro de agua com esponja. Devia ter outro?
dask
dask
Membro

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 40
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por j-santos Sex Abr 06, 2012 2:11 pm

dask escreveu:So tenho um filtro de agua com esponja. Devia ter outro?

boas
o ciclo ainda nao esta terminado mas só com esse filtro a tua filtragem vai ser um pouco deficiente já para nao falar nas oscilaçoes que vais ter quando lavares o filtro ,pois por muito que te esforces vais sempre ter quebras significativas nas bactérias anaerobicas e vais destabilizar o aquario e todos os parametros .
coloca no filtro o maximo de ceramicas que puders e uma esponja e um pouco de la. para que quando lavares o filtro as bactérias que estao alojadas nas ceramicas nao se percam,pois é aí que elas mais facilmente procriam.
na altura da lavajem do filtro substituis a la,lavas a espoja e as ceramicas passas só por agua do aquario para as bacterias nao se ressentirem.

desculpa o testamento


abraços
j-santos
j-santos
Membro Veterano

Mensagens : 194
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 46
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por Darkphoenix Sex Abr 06, 2012 2:23 pm

dask escreveu:
Ok, ainda bem que me avisas. Corrigo os meus valores de No2 é 0, e No3 é de 5 a 10.

So tenho um filtro de agua com esponja. Devia ter outro?

Boas! O aquário é de 40L, pelo que um filtro só de esponja vai estar no limite de "adequado", tudo depende do caudal que a bomba é capaz! E deve ser capaz de pelo menos 500L/H para ser eficaz.

Sim, vais ter problemas quando lavares o filtro, mas não creio que sejam assim tão graves como estão aqui a passar.

Desde que faças TPAs semanais de 20-25%, não deites demasiada comida, e limpares a esponja a cada 2-3 semanas deves ter o aquário em boas condições.

A água das TPAs deve ser repousada pelo menos 2-3 dias antes de ir para o aquário. Também é conveniente aqueceres a água até à temperatura dentro do aquário, para os peixes não sentirem tanto.

Claro que limpar o filtro significa removeres o lixo mais exterior, e nunca uma limpeza aprofundada.

Uma alteração que podes sempre fazer, sem recorrer a cerâmicas é dividir o filtro de esponja em duas fases. A primeira com uma esponja média, e a segunda com lã sintética. Assim, a cada duas semanas lavas uma das esponjas, alternadamente.

A minha opinião é que: Sim, o teu filtro não é o melhor que pode haver, no entanto, e no meu ponto de vista vai ser um bom ponto de partida para perceberes o mecanismo de funcionamento do teu aquário, e de aprenderes tudo o que precisas.

Durante meio ano só tive um aquário de 20L com um filtro de esponja com 5x2x2 cm, com guppies, e nunca tive problemas relacionados com as colónias de bactérias!
Darkphoenix
Darkphoenix
Membro

Mensagens : 67
Data de inscrição : 16/02/2012
Idade : 36
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por LuisBarroso Sex Abr 06, 2012 3:18 pm

Boas amigo quanto ao filtros os nosso amigos já te disseram tudo, bem tenta juntar uma massa e um de cascata já era muito melhor e ai a baixos preços, claro que o externo são os melhores, tenta pensar nisso vai já vendo uns preços pois o filtro é um expecto muito importante como deves saber...

Quanto ao ciclo penso que esteja terminado mas espera mais um pouco quem esperou ate agora espera mais uns dias Smile

Amónia=0 NO2=0 NO3= 5a10 certo?

Esta terminado, 3 semanas certo?

Com disse da mais uns dias Wink



LuisBarroso
LuisBarroso
Administrador

Mensagens : 286
Data de inscrição : 17/02/2012
Idade : 39
Localização : Vila Nova famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Novo aquario, iniciante com duvidas - Página 2 Empty Re: Novo aquario, iniciante com duvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos