Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Seja Bem Vindo
Ao fórum Mundo dos Aquários

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Logopa10
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.


Se ainda não é membro registe-se agora.

Aquariofilia --- Mundo dos Aquários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Lago Plantado do Daniel Ribeiro (fotos e vídeos)
por Daniel Ribeiro Seg Dez 28, 2015 10:12 am

» (ATENÇÃO)Recrutamento de Admin e Mod.
por LuisBarroso Sáb Dez 19, 2015 3:23 am

» Minha Apresentação
por Maria Fernanda Qui Dez 17, 2015 8:06 pm

» SÁBADO DIA 19 PORTAS ABERTAS EHEIM COM DESCONTOS ATÉ 50%
por paulo vieira Ter Dez 15, 2015 11:15 pm

» Aquário de Polypterus
por MarcosRafael Seg Dez 07, 2015 8:56 pm

» LINHA DE AQUÁRIOS COM MÓVEL PAULO VIEIRA AQUARIOS
por paulo vieira Qua Out 21, 2015 9:32 pm

» Aquário novo - AJUDA - Pontos brancos no vidro e larvas
por Manuel Rodrigues Seg Out 05, 2015 11:23 pm

» Mudar Layout
por Manuel Rodrigues Qua Set 23, 2015 1:21 pm

» CO2 Líguido, alguem ja usou?
por Bruno Gomes Qua Set 02, 2015 4:41 pm

» Sanguessugas
por Bruno Gomes Seg Ago 31, 2015 4:42 pm

Contribuição

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L 0
Parecerias

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Animais4





Vida de Aquarista
Procurar

    Mundo dos Aquarios

    Pesquisa questões já colocadas por outros membros, poderás obter respostas mais rapidamente

    Resultados por:


Votação

Como tiveram conhecimento deste fórum?

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_lcap33%Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_rcap 33% [ 17 ]
Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_lcap8%Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_lcap22%Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_rcap 22% [ 11 ]
Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_lcap8%Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_lcap14%Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_rcap 14% [ 7 ]
Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_lcap8%Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_rcap 8% [ 4 ]
Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_lcap8%Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L I_vote_rcap 8% [ 4 ]

Total de votos : 51


Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

3 participantes

Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Zaratrusca Sex Abr 20, 2012 12:48 pm

Depois do augurium, nada melhor que um verdadeiro nano aqua, um ezemplar com 1,5L, completamente DIY

Basicamente vou deixar aqui uma data de fotos com a evolução, já que tirando o filtro, todo o resto deste aqua é DIY, desde calha a movel a difusor a botija de CO2 a frascos de excell e NPK etc etc...

Deixo então a história em jeito de banda desenhada com comentários...

Tudo começou com a ideia, e para isso foi preciso planificar, sendo assim toca de fazer um 3D, resultou nisto..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

3D feito, foi hora de começar a procurar por materiais, então as primeiras complicações, para um aqua com 15 cm de frente, tudo se torna enorme, mas com jeitinho lá fui conseguindo as coisas e lá fui fazendo. Depois de comprar um gambiarra de leds no chines e de a ter desmontado toda, foi hora de fazer a calha e os suportes.. deu nisto..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Passo seguinte, já que fui buscar inspirações a marcas como ADA, ELOS e NA, tinha de fazer uma garrafa de CO2 decente, sem ser uma de plastico de 25cl, então comprei uma saboneteira inox barata, algum DIY depois e deu nisto..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Proximo passo, apesar de ser um difusor nano, com apenas 2 cm, achei que ainda era muito grande para o aqua em questão, toca de arranjar uma seringa, um bocado de tubo e pano e fazer um com menos de 1 cm,,,

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois faltava completar o movel para acopolar a estrutura da calha, 2 perfis de aluminio de 2,25 euros, alguns cortes e parafusos e voilá...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Problema seguinte, para 1,5l de água, qualquer tampa de excell ou qualquer medição de 1ml de NPK seria demais, era preciso arranjar sistema gota a gota, arranjei uns frascos de esha vazias, toca de lavar bem, tirar rotulos e fazer rotulos novos..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ficou a faltar apenas um fundo para o movel onde iria assentar o aqua, cartão de 5 mm cortado a medida e o conjunto todo ficou assim..

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Finalmente passados uns dia o aqua chegou.. Como vão poder reparar nas fotos seguintes, o movel não ficou com o mesmo tamanho do aqua, apesar de toda a planificação, a teve de ficar assim, porque apesar da parte dos leds ter 14cm, a placa de circuitos onde vem é maior e tem diodos na ponta, ou seja, tive de fazer maior, acabou po dar jeito para por os fertilizantes em cima, apesar de visualmente não ficar tão bonito, mas para o que é acho que está bom.

Sendo assim o conjunto final com o aqua que ficou a ciclar uma semana assim..


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




depois da "seca" que vos dei com o DIY aqui vai mais uma com a montagem..

Como já repararam no titulo, a ideia de hardscape surgiu da livraria do mondego, uma paisagem que eu adoro e que vejo muitas vezes.. Agora o complicado é fazer isso num aqua com um fundo de 10cm X 10cm..

Mas no final acho que até ficou bem.. Vamos ao que a malta gosta , ou seja setup e fotos...

Data de montagem 21-03-2012

Aqua: 15X10X10 (1,5l) 1,3l reais
Iluminação: calha DIY 36 Leds (3,7 watts)
Filtro: Aquatic Nature flow 60 (regulado para cerca de 20 l/h)
CO2: DIY com garrafa, difusor com 1 bolha a cada 2 segundos

Hardscape: Pedras provenientes da livraria do mondego
Areão preto de granolumetria pequena

Fertilização: DIY NPK e Flourish Excell

Flora:

Lilaeopsis Novea-zealandiae
Eleocharis Acicularis

Fauna:
Red Cherris (6)

e agora fotos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Para terminar umas fotos do conjunto com o aqua todo pronto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Entretanto passados 10 dias fiz um gif para dar ideia do 3D.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como já se passaram 20 dias desde a montagem, deixo agora um comparativo entre o dia da montagem e o estado actual:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Espero não ter dado seca a mais com tanta foto. Fico a espera de comentários. Abraço
Zaratrusca
Zaratrusca
Membro Recém-chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/04/2012
Idade : 39
Localização : Santa Comba Dão

Ir para o topo Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Re: Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Darkphoenix Sex Abr 20, 2012 3:25 pm

Parabéns pelo projeto e pelo tópico.

O projeto é muito interessante! Gostei muito da ideia, seria uma coisa gira para ter na secretária de trabalho por exemplo! (Fiquei a pensar em fazer um para mim!)

O tópico está muito bem organizado, e documentado, não é seca nenhuma! Devia era haver mais tópicos assim!

Cumprimentos
Darkphoenix
Darkphoenix
Membro

Mensagens : 67
Data de inscrição : 16/02/2012
Idade : 36
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Re: Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Manuel Rodrigues Seg Abr 23, 2012 10:02 pm

Esta um optimo trabalho e muito bem montado.

É fassil manter os parametros estabilizados nesse aquario?

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Re: Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Zaratrusca Seg Abr 23, 2012 10:20 pm

Darkphoenix escreveu:Parabéns pelo projeto e pelo tópico.

O projeto é muito interessante! Gostei muito da ideia, seria uma coisa gira para ter na secretária de trabalho por exemplo! (Fiquei a pensar em fazer um para mim!)

O tópico está muito bem organizado, e documentado, não é seca nenhuma! Devia era haver mais tópicos assim!

Cumprimentos

Manuel Rodrigues escreveu:Esta um optimo trabalho e muito bem montado.

É fassil manter os parametros estabilizados nesse aquario?

cumps

Para começar o meu obrigado.
Para continuar,este aqua neste momento está na minha secretária, e funciona como que um candeeiro e companheiro quando estou no PC. Está a dar-me um gozo enorme, e estou a tentar puxar pelas plantas para daqui a um mês tirar umas fotos para um concurso e depois pensar noutro layout.

Quanto ao manter os parâmetros, até agora têm-se revelado muito FÁCIL (não consegui resistir em por em maiúsculas depois de ver dois SS), os únicos cuidados que tenho tido, têm sido os mesmo que tenho no aqua maior, TPA's semanais de cerca de 25%, de resto faço tudo igual, fertilização, CO2, excell só muda as quantidades, neste caso por exemplo de fertilização são 2 gotas de 2 em 2 dias, mais ou menos 1ml por semana, e os parâmetros têm estado sempre impecáveis e os camarões saudáveis e felizes com o seu lar.
Zaratrusca
Zaratrusca
Membro Recém-chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/04/2012
Idade : 39
Localização : Santa Comba Dão

Ir para o topo Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Re: Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Zaratrusca Ter maio 22, 2012 6:40 pm

Ora, já lá vão 2 meses desde que montei este aqua, e 1 mês desde que fiz uma actualização. Para ser sincero tenho andado ocupado com outros projectos e esqueci-me um pouco deste, apesar disso tenho feito o minimo para continuar estável, mas hoje abalancei-me a fazer uma TPA e decidi também podar e replantar a flora que já estava a desviar-se do interesse inicial.

Sendo assim, hoje estava assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e depois da manutenção ficou assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para finalizar deixo um comparativo do dia em que foi montado até aos dias de hoje, não fosse a alga que não consigo controlar nas pedras e estaria perfeito:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cumps
Zaratrusca
Zaratrusca
Membro Recém-chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/04/2012
Idade : 39
Localização : Santa Comba Dão

Ir para o topo Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Re: Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Manuel Rodrigues Dom maio 27, 2012 12:46 am

Da para notar que as plantas se estão a desenvolver bem. mais uma ves parabens pelo belo aquario. utilisa CO2 ou algum tipo de fertilizante?

cumps
Manuel Rodrigues
Manuel Rodrigues
Administrador Fundador

Mensagens : 924
Data de inscrição : 05/12/2011
Idade : 34
Localização : Viana do Castelo

https://mundodosaquarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Re: Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Zaratrusca Dom maio 27, 2012 10:55 am

Manuel Rodrigues escreveu:Da para notar que as plantas se estão a desenvolver bem. mais uma ves parabens pelo belo aquario. utilisa CO2 ou algum tipo de fertilizante?

cumps

Eu tenho de dizer isto, senhor fundador, que tal um corrector automático de palavras no seu browser?

Passo a citar a zona das regras:
"Neste fórum apenas é permitido falar português de Portugal ou do Brasil, sendo expressamente proibido a utilização de linguagem do tipo SMS. Deste modo deve-se escrever em português/brasileiro corrente e se possível sem erros."

Mas respondendo ás suas perguntas, desta VEZ é mais visível do que nunca o crescimento, eu também estou surpreendido, pensei que iria ser dificil estabilizar este aqua, mas tem-se revelado mais fácil.
Quanto a fertilização, UTILIZO co2 caseiro tal como descrito no tópico inicial, excell e NPK DIY.

Cumps
Zaratrusca
Zaratrusca
Membro Recém-chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/04/2012
Idade : 39
Localização : Santa Comba Dão

Ir para o topo Ir para baixo

Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L Empty Re: Livraria do Mondego - micro aqua 1,5L

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos